Desfile Solidário – Romani Design

A REDE de Jovens para a Igualdade e a Associação pelo Desenvolvimento das Mulheres e Crianças Ciganas Portuguesas, com o apoio do MUDE, da Embaixada da Hungria em Lisboa, da Câmara Municipal de Lisboa e do Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, promovem um evento solidário para apoiar a abertura do CENTRO ROMI.

Para ver para além dos preconceitos, este evento mostrará a cultura cigana na sua beleza e riqueza, com música cigana, com especialidades ciganas e com um desfile de moda inspirada na roupa tradicional cigana.

O CENTRO ROMI é a ideia de um grupo de jovens ciganas que têm o sonho de trabalhar com as mulheres e crianças da sua comunidade na procura de um futuro melhor. O Centro será um espaço de partilha e de crescimento pessoal, de empoderamento e de inclusão, um projeto de empreendedorismo social promovido por jovens mulheres ciganas, direcionado às mulheres e crianças da sua comunidade. Estas jovens têm vindo a elaborar a ideia de construir o Centro Romi no âmbito do projecto “Dare to Dream!” financiado pelo Programa Erasmus+Juventude em Ação. Para realizar este sonho e para abrir o Centro Romi, só falta uma pequena verba para obras no espaço e um fundo de maneio inicial que as associações pretendem angariar através deste desfile de moda solidário.

A este evento e a esta causa associou-se a ROMANI DESIGN, uma marca húngara de design e moda que é uma empresa social que cria peças únicas inspirando-se na roupa tradicional cigana, desenhadas e feitas à mão por mulheres ciganas na Hungria que, para este evento, virão até Lisboa para dar a conhecer as suas criações.

Fernanda Serrano apresentará este evento solidário que terá lugar na Estufa Fria de Lisboa no dia 27 de Outubro pelas 19h00 e será um de desfile de moda com as criações de primavera da Romani Design, um desfile que contará com modelos solidárias como: Catarina Marcelino (ex-Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade de Genero), Eduarda Marques (Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e da Juventude), Annamária Németh (Esposa do Cônsul da Hungria em Portugal) e outras figuras públicas vão desfilar neste evento solidário de empowerment para as mulheres ciganas.

O desfile solidário vai incluir um cocktail com petiscos tradicionais ciganos confeccionados pelas jovens mulheres integradas no projecto Dare to Dream!, bem como um momento musical com artistas ciganas, tanto de Lisboa como de Budapeste. Quem participa, ao adquirir o bilhete, contribui com um donativo para a abertura do Centro Romi.

Para mais informação, aquisição ou reserva de bilhetes, agradecemos que ligue para a REDE de Jovens para a Igualdade: 917818727 ou que nos contacte por mensagem pelo Facebook.

O evento conta com o apoio da Associação Mulheres sem Fronteiras, de Helena Magalhães, da Ellephant Comunicação, da Sapana.org, do Jumbo, das Capazes com Rita Ferro Rodrigues,e do Centro de Juventude de Lisboa do Instituto Português do Desporto e da Juventude.