Paz e Resolução de Conflitos: as Mulheres e as Crianças

7 a 15 de Agosto de 2004

Em 2004, a REDE coordenou um projecto de intercâmbio de jovens intitulado Looking Forward Together, subordinado ao tema “Paz e Resolução de Conflitos: as Mulheres e as Crianças”. Tratou-se de uma parceria com as organizações Mitad del Mundo (Bélgica), Future Youth Foundation (Egipto), Cooperazione Internazionale Sud Sud (Itália) e El Hassan Youth Award (Jordânia), que teve o apoio do Programa JUVENTUDE.

O intercâmbio decorreu na Pousada da Juventude de Catalazete (Oeiras) entre 7 e 15 de Agosto de 2004 e contou com a participação de 32 jovens dos vários países parceiros, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos.
O principal objectivo desta iniciativa foi promover entre as/os jovens participantes uma cidadania activa baseada no respeito entre as diversas culturas, tendo em conta que acolhia participantes da Europa e dos Países do Mediterrâneo.

O intercâmbio foi centrado na discussão do papel das mulheres e das/os jovens na promoção da paz e as consequências das situações de conflito para as mulheres e crianças. Em suma, através da discussão, reflexão e dinâmicas de aprendizagem não-formal sobre situações de conflito, procurou-se sensibilizar as/os participantes para a importância da tolerância e igualdade de género numa sociedade intercultural.

raz_o

133773371_d3fbfe56c0_mEste projecto transnacional, integrando a França, Grécia, Itália e Portugal, decorreu entre 2003 e 2004 e foi promovido pela Association des Femmes de l’Europe Méridionale (AFEM). Visava a realização de um relatório sobre a compatibilização entre a vida familiar e profissional em cada um destes países e desenvolver uma proposta para uma abordagem comunitária mais global relativamente a esta matéria.

No âmbito deste projecto encontra-se a funcionar na AFEM um Fórum de discussão aberto à participação de todas as pessoas que desejem colocar questões concretas sobre o exercício do direito à conciliação, apresentar sugestões ou simplesmente lançar ideias para o debate deste tema.

133775182_e178b94035_mFoi assinado em 2003 um protocolo entre a REDE, a Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres e o Corpo Nacional de Escutas, que prevê a troca de informação na área da igualdade de género e a formação em igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

Foi no âmbito desse protocolo que a REDE, a CIDM e o CNE elaboraram um projecto conjunto de formação dirigido a formadores/as e chefes de agrupamento do CNE. Entre 2003 e 2004 realizaram-se quatro acções de formação, em várias zonas do país (Porto, Beja, Leiria e Ferragudo – Algarve).

Tratou-se de um projecto financiado pelo POEFDS – Programa Operacional Emprego, Formação e Desenvolvimento Social.