Mainstreaming de género no associativismo juvenil

Mote: REDE no SPOT a fazer mainstreaming de género (19 a 22 de Março de 2009)

A REDE esteve presente na SPOT – Feira da Juventude – no Centro de Congressos de Lisboa, entre 19 e 22 de Março.

Esta participação teve por objectivo dar a conhecer às/aos jovens a nossa organização, fomentar o mainstreaming de género no associativismo juvenil, divulgar a Campanha 50/50 -, bem como divulgar a segunda edição do projecto de Mulher para Mulher – dMpM2 -. A REDE participou no dia 20 de Março no Encontro das Experiências Associativas, representada por Joana Baginha, que aí fez uma intervenção alusiva ao dMpM2.

Dídia Duarte, Joana Baginha, Alexandra Silva e Sofia Fernandes foram as participantes da REDE no SPOT.

Mote: Dia de São Valentim e a violência no namoro – Actividades promovidas pela Associação de Estudantes da Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos (13 de Fevereiro de 2009
)

A REDE este presente na Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, no dia 13.2.09, colaborando com as actividades realizadas pela associação de estudantes.

Decorreram várias actividades na escola ao longo da semana de 9 a 13 de Fevereiro, que abrangeram tod@s @s alun@s, dinamizadas pel@s jovens com @s jovens, e que tiveram como objectivo a divulgação de todo o contexto relacionado com o namoro e o dia de São Valentino.

Foram desenvolvidas diferentes acções consoante as idades das/os participantes e realizadas palestras dirigidas aos/às jovens, que tendo sido divulgadas ao longo da semana, ocorreram no dia 13 de Fevereiro, com enfoque na temática da violência no namoro.

As palestras foram dinamizadas por duas jovens raparigas e um jovem rapaz da Associação de Estudantes, e partiram da análise de 2 vídeos da CIG: “Namoro Violento Não é Namoro” e “Hoje, recebi flores”, para a dinamização de sessões com debates muito activos e interventivos, nos quais foram desconstruídas as noções de “agressor”/vítima”; “quem é vítima / agressor”, e que permitiram uma maior consciência e responsabilidade relativamente às questões relacionadas com o namoro; as palestras tiveram, também, uma vertente informativa.

Dídia Duarte foi a representante da REDE nesta actividade, tendo participado numa das sessões de debate. Cartazes da REDE “Obrigatório Igualdade” estiveram expostos na escola ao longa da semana e a REDE foi apresentada em todas as sessões ocorridas.

Mainstreaming de género no Plano de Actividades da Associação de Estudantes da Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos (10 de Janeiro de 2009)

A Associação de Estudantes da Escola Professor Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira, está apostada em introduzir as questões de género no seu Plano de Actividades para 2009.

Partindo do desafio de sensibilização quanto às questões da violência no namoro, campanha que está a ser promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, a Associação de Estudantes contactou a REDE para apoiar o seu trabalho de mainstreaming de género.

Mainstreaming de género-01

Após uma primeira reunião ocorrida na escola no dia 5 de Dezembro de 2008 na qual estiveram presentes pela REDE a Vera Moreno e a Danielle Capella decorreu, agora no dia 10 de Janeiro, na casa da REDE na Graça, em Lisboa, uma sessão que recorreu a metodologias de educação não-formal, sobre estereótipos de género e a sua relação com a violência no namoro. Houve, ainda, oportunidade para debater ideias para actividades concretas a serem implementadas na escola no âmbito desta temática.

Curso de Formação de Internacional Image building for inclusion groups (6 a 12 de Outubro de 2008)

Mainstreaming de género-02Promovido pelo SALTO, decorreu em Budapeste o curso de formação internacional “Image building for inclusion groups”, o qual reuniu 25 participantes oriundos/as de 16 países da UE e países vizinhos – Suíça, Noruega, Turquia – sob a metáfora da “Academia de Super-Heróis/Heroínas”.

Esta formação visou desenvolver as competências de líderes juvenis e pessoas que trabalham com jovens para trabalhar o tema: formas de desenvolver uma imagem positiva de jovens com menos oportunidades. Neste sentido, foram abordados temas como a desconstrução de estereótipos, as causas desses estereótipos e as formas de converter imagens negativas em imagens positivas. Alguns dos instrumentos abordados para o efeito foram os média, o marketing, o activismo e o lobbying.

Esta formação dará origem a médio prazo a um manual SALTO, que será disponibilizado on-line.

O contributo de Portugal para este curso veio da REDE, que esteve representada por Marta Costa.

Curso de Formação de Formadores/as em Educação para os Direitos Humanos (11 a 17 de Novembro de 2007)

Promovido pelo Conselho Nacional da Juventude, o 2º curso decorreu na Pousada da Juventude de São Pedro do Sul, em regime residencial, e teve como objectivo formar membros de associações juvenis e técnicos/as de entidades ligadas à juventude para a temática dos Direitos Humanos. A REDE participou também neste segundo curso, desta feita representada pela Dídia Gonçalves, que ali levou a experiência da REDE na área da igualdade de género tendo, posteriormente, integrado a bolsa de formadores/as.

Mainstreaming de género-03

viiict
8º Campo de Trabalho da Amnistia Internacional “Vamos defender os Direitos Humanos” (3 de Novembro de 2007)

No passado dia 3 de Novembro de 2007, a REDE participou numa sessão de sensibilização acerca da Igualdade de Género, integrada no 8º Campo de Trabalho da Amnistia Internacional em S. Pedro do Sul. Os e as participantes foram jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 20 anos oriundos/as de todo o país. As actividades propostas basearam-se em metodologias de educação não-formal, que fomentaram a participação activa do grupo, a criatividade e o relacionamento interpessoal entre os/as participantes.
Marta Costa e Sílvia Vermelho foram as representantes da REDE nesta actividade.

Curso de Formação Internacional “All different, but how about all equal?” – Young people combating Romaphobia, anti-Semitism and Islamophobia in Europe (9 a 16 de Agosto de 2007)

Mainstreaming de género-04Este curso decorreu em Smolian, Bulgaria, e foi promovido pela Human Rights Club at BCRD. O objectivo deste curso foi criar uma oportunidade de reflexão para líderes juvenis e pessoas que trabalham na área da juventude no sentido da partilha de boas práticas e desenvolvimento de projectos em conjunto para a prevenção da Romofobia, Anti-semitismo e Islamofobia.
Esta formação visou contribuir para o combate àqueles fenómenos de discriminação ao explorar as acções políticas e educacionais destinadas a fomentar a compreensão e respeito pela diversidade cultural e religiosa na Europa.
A REDE foi representada nesta iniciativa por Fernanda Torre, que integrou a organização do curso, e por Marta Costa, que introduziram as questões de género na análise destes fenómenos, sobretudo através da reflexão acerca do impacto que a religião e a cultura têm nas mulheres e nos homens. Fenómenos como a mutilação genital feminina, casamentos forçados, violência doméstica, uso do véu foram especificamente abordados durante os trabalhos.

Férias em REDE (31 de Julho a 3 de Agosto de 2007)

Em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos, a REDE efectuou a actividade “Férias em REDE”. Esta actividade consistiu numa sensibilização acerca dos Direitos Humanos em geral e dos Direitos Humanos das mulheres em particular, dirigida a crianças entre os 8 e os 12 anos. Decorreu entre os dias 31 de Julho e 3 de Agosto e teve a duração de 12 horas. Baseada em metodologias de educação não-formal, possibilitou que as crianças contactassem pela primeira vez com este tema através de role-playings, quizz’s e uma caça ao tesouro, entre outras actividades.

Curso de Formação “Working in international teams” (10 a 17 de Junho de 2007)

Este curso decorreu na Calábria, Itália e foi promovido pela Consulta Comunale Dei Giovani Di Sant’ilario Dello Jonio. Para além de Portugal, contou com representantes de associações juvenis da Bélgica, Polónia, França, Roménia e Bulgária. Laura Mesquita foi a repesentante da REDE nesta actividade.

Curso de Formação Internacional “We are all human” (5 a 10 de Maio de 2007)

Mainstreaming de género-05Este curso decorreu em Izmir, Turquia, e foi promovido pela YOUNG SOCIETY INITIATIVE – Youth Services and Training. O objectivo desta acção foi criar oportunidades de aprendizagem, de desenvolvimento de competências e sensibilização em líderes juvenis e pessoas que trabalham na área da juventude para a temática do respeito pela diversidade e a igualdade através da educação para os Direitos Humanos. Este curso também focou projectos já existentes que promovem a participação equilibrada de grupos minoritários de jovens na vida local e regional, o combate à discriminação, xenofobia e misoginia, tanto de forma independente como em cooperação com as autoridades governamentais.
As actividades de educação não formal foram as privilegiadas durante toda a acção dado que promovem a participação igualitária e inclusiva. Assim sendo, jogos, trabalho em equipa, discussões em pequeno e grande grupo e role-playings foram experenciados. A REDE foi representada nesta iniciativa por Marta Costa.

VII Encontro: Actividade Física, Desporto e Saúde: Desporto – Mulher – Sociedade (7 de Maio de 2007)

Mainstreaming de género-06A Licenciatura em Professores do 2.º Ciclo, variante de Educação Física da Escola Superior de Educação de Fafe dinamizou, no dia 7 de Maio de 2007, uma conferência subordinada ao tema Mulher, Desporto e Sociedade; O painel de comunicadoras apresentou o estado da arte sobre a problemática da desigualdade de género no acesso e valorização da prática desportiva. Ao longo das comunicações foi evidenciada, com recursos a exemplos de investigações empíricas recentes, a manutenção de uma desigualdade real, penalizadora para atletas do sexo feminino, que se oculta por trás de uma legislação igualitária e do consenso de princípio sobre a igualdade de género, relatado por homens e mulheres.

Aldina Silva, voluntária da REDE, esteve ligada à dinamização deste evento, e Patrícia Ribeiro, outra voluntária da REDE, integrou o painel de comunicadoras. Consulta aqui o programa do VII Encontro: Actividade Física, Desporto e Saúde: Desporto – Mulher – Sociedade.

Curso de formação sobre resolução de conflitos e desenvolvimento de projectos (19-24 de Fevereiro de 2007)

O curso decorreu em Nicosia, no Chipre, entre 19 e 24 de Fevereiro, e foi organizado pela Anna Lindh Foundation em cooperação com o Centro de Investigação e Desenvolvimento Centre-Intercollege. Dirigido a pessoas envolvidas no trabalho na área da juventude e a professores/as, o curso teve por objectivos o desenvolvimento de competências para a construção de projectos, a familiarização com métodos de trabalho sensíveis à cultura e a familiarização com ferramentas para a resolução de conflitos. Para além de participantes de cada um dos 25 países da UE (à data), o curso contou ainda com participantes do Líbano, Egipto, Turquia, Síria, Jordânia, Israel, Tunísia, Marrocos, Argélia e Palestina. Portugal foi representado pela REDE, na pessoa da Mariana Moreira, que contribuiu com a perspectiva de género, designadamente enquadrando esta dimensão em situações de conflito armado; nos projectos de apoio à resolução de conflitos; as mulheres no mundo muçulmano e a participação dos homens na promoção da igualdade de género.

Mainstreaming de género-07

10º Encontro Nacional da Juventude (30 de Novembro a 3 de Dezembro de 2006)

O 10º Encontro Nacional da Juventude foi promovido pelo CNJ, decorreu em Santo Tirso e reuniu mais de 400 jovens de várias organizações juvenis nacionais, com o objectivo de trocar experiências e reflectir sobre várias áreas que afectam a juventude, da Participação Juvenil à Cooperação Global, passando pela Educação e Ambiente, entre outras.

Este Encontro destacou-se dos anteriores nove pelo recurso à Bolsa de Formadores/as para a facilitação dos painéis de discussão sobre as temáticas referidas, em que o João Pereira, da REDE, colaborou no Grupo de Trabalho sobre “Diversidade, Integração e Igualdade de Género”. O Encontro teve ainda vários workshops temáticos, propostos pelas várias organizações presentes, em que a REDE esteve responsável pela facilitação do workshop denominado “Igualdade de Género”, sendo a equipa de facilitação constituída pela Cláudia Múrias, Dídia Duarte, Oriana Moreira e Sónia Tchissole.

No final do Encontro, na presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias; da presidente do Instituto Português da Juventude, Maria Geraldes; do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Castro Fernandes e da presidente do CNJ, Carla da Cruz Mouro, foi lida a declaração final construída com as conclusões dos vários Grupos de Trabalho, que poderá ser consultada aqui.

Curso de Formação Internacional “Difference meets Tolerance” (23 a 29 de Outubro de 2006)

Este curso decorreu em Bona, Alemanha, e foi promovido pela parceria entre a Agência Nacional para o programa Juventude da Alemanha e a organização juvenil IKAB. O objectivo desta acção foi preparar líderes juvenis e pessoas que trabalham na área da juventude para a utilização da aprendizagem intercultural enquanto uma abordagem pedagógica para intercâmbios juvenis, SVE ou outras medidas de apoio no âmbito do programa JUVENTUDE.

Durante a formação foram focados as atitudes, formas de percepção da realidade e comportamentos daí resultantes que determinam a comunicação e a interacção intercultural. As questões de género foram transversais a todos os temas abordados. O envolvimento activo de todas as pessoas participantes e a aprendizagem experencial foram duas das características centrais desta formação. A REDE foi representada nesta iniciativa por Marta Costa.

Mainstreaming de género-08

1º Encontro da Bolsa de Formadores/as em Educação Não Formal (22 a 24 de Setembro de 2006)

Este primeiro encontro surgiu na sequência da constituição desta Bolsa de Formadores/as em Educação Não Formal, promovida pelo Conselho Nacional da Juventude, contando com 20 formadores/as de várias Associações Juvenis, e teve como objectivo definir as estratégias e forma de funcionamento neste primeiro ano de implementação da mesma. A REDE é representada pelo João Pereira.

Curso de Formação de Formadores/as em Educação para os Direitos Humanos (9 a 16 de Setembro de 2006)

Promovido pelo Conselho Nacional da Juventude, o curso decorreu na Pousada da Juventude de Almada, em regime residencial, e teve como objectivo formar jovens oriundos/as de Associações Juvenis para a área dos Direitos Humanos, no âmbito da reedição da campanha “Todos Diferentes, Todos Iguais”, do Conselho da Europa e baseou-se em metodologias de Educação Não Formal. A REDE participou nesta acção de formação através da Ana Margarida Santos e da Oriana Moreira.

Curso de Formação de Formadores/as em Educação Não Formal (21 a 29 de Julho de 2006)

Este curso foi promovido pelo Conselho Nacional da Juventude e decorreu na Pousada da Juventude de Almada, em regime residencial, tendo como objectivo formar as primeiras vinte pessoas em Portugal na área da formação com metodologias de Educação Não Formal e, posteriormente, constituir a primeira Bolsa de Formadores/as em Educação Não Formal. A REDE participou neste curso de formação, representada por João Pereira e Dídia Duarte, tendo contribuído para a sensibilização dos/as participantes para as questões da Igualdade de Género, com particular incidência no movimento associativo juvenil.

Mainstreaming de género-09

Celebração do Dia Internacional da Mulher no Instituto Português da Juventude (8 de Março de 2006)

A REDE participou na iniciativa “+ Mulher para a Igualdade de Oportunidades” do Instituto Português da Juventude, Delegação do Porto. Esta iniciativa assinalou o Dia Internacional da Mulher e visou sensibilizar jovens de escolas secundárias para a questão da Igualdade de Género.

A REDE, representada por Marta Costa e Oriana Moreira, implementou dinâmicas de educação não-formal enquanto que o Espaço T, a outra organização participante, realizou trabalhos de pintura sobre a “Mulher”.

Mainstreaming de género-10

Participação num seminário de estabelecimentos de contactos na Polónia “Jump in” (9 a 13 de Dezembro de 2005)

A REDE representada por Mariana Branco esteve presente neste seminário que decorreu em Zakopane, no sul da Polónia, conjuntamente com representantes de cerca de 20 organizações de juventude de toda a Europa, com o objectivo de alargar a rede de contactos para futuros projectos de cooperação.

Mainstreaming de género-11

Participação no 17º Encontro Regional das Associações Juvenis da Federação das Associações Juvenis do distrito do Porto (26 e 27 de Novembro de 2005)

Mainstreaming de género-12Organizado pela Federação de Associações Juvenis do Distrito do Porto, o 17º Encontro Regional decorreu em Póvoa do Varzim. Em representação da REDE estiveram presentes Marta Costa e Vera Moreno que dinamizaram um workshop intitulado “A Igualdade de Género nas Associações Juvenis”.

Participação no Intercâmbio Europeu de Jovens “Equality in Sports” (8 a 16 de Novembro de 2005)

Mainstreaming de género-13Organizada pela Associação CWE – Co-operation Work for Europe Organization, o intercâmbio decorreu em Cracóvia na Polónia, tendo sido precedido por um encontro de preparação, realizado em Outubro, com a representação da REDE a cargo do João Pereira.

Participação no curso de formação “Intercultural learning via outdoor” (16 a 26 de Agosto de 2005)
Este curso foi promovido pela JASMA – Youth Development and Co-operation Multicultural Union e LPIC – Experiential Learning Centre of Látvia, e decorreu na Letónia contando com a participação de quinze jovens provenientes daquele país, da Estónia, Lituânia, Rússia, Bielorússia, Polónia, Moldávia, Geórgia e Portugal, sendo que a REDE foi representada por João Pereira.

O curso de formação sobre aprendizagem intercultural através de metodologias outdoor nas actividades juvenis, teve uma componente teórica e prática, incluindo a realização de algumas actividades outdoor (pedestrianismo, ciclismo, canoagem, entre outras).

Participação na 1ª Mostra de Associações Juvenis do Distrito de Aveiro (MADA) e no 11º Encontro de Associações Juvenis do Distrito de Aveiro (9 a 12 de Junho de 2005)

Mainstreaming de género-14Organizada pela Federação de Associações Juvenis do Distrito de Aveiro (FAJDA), a MADA decorreu em Arouca e contou com a presença de 26 associações juvenis. Esta actividade permitiu conhecer elementos chave da vida associativa do distrito de Aveiro e analisar, frequentemente, pela primeira vez as questões de género nas associações juvenis participantes bem como sensibilizar a população para a temática da igualdade entre mulheres e homens.

A REDE dinamizou um workshop sobre Igualdade de Género, bem como um exercício de construção/adaptação de jogos tendo em conta a dimensão de género, tendo esta dinamização sido levada a cabo pelo João Pereira, Catarina Costa e Oriana Moreira. Este workshop constituiu um momento privilegiado para testar dinâmicas do TK_Gender Youth.

A REDE apresentou as conclusões do workshop numa mesa onde foram também apresentadas as conclusões de outros grupos de trabalho, que decorreram em simultâneo, e serviram, assim, como contributos para o projecto de Proposta de Lei do Associativismo Juvenil.

Participação no 9º Encontro Nacional de Juventude (ENJ) (24 de Outubro de 2003)

A REDE, representada por Alexandra Silva e Joana Henriques, dinamizou um workshop intitulado “Mulheres e Homens e as Vidas Pessoal, Familiar e Profissional – Diferentes formas de conciliação?” neste evento organizado pelo Conselho Nacional de Juventude (CNJ).

Participação no XX Acampamento Nacional (ACANAC) do Corpo Nacional de Escutas (CNE) (29 de Julho a 5 de Agosto de 2002)

A REDE, representada por Joana Henriques e Vânia Pinto, participou no evento em epígrafe que decorreu em Santa Maria da Feira, a convite do CNE e em colaboração com a Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM). A REDE dinamizou uma exposição de material informativo no recinto do Espaço-Expo denominada Tenda da Igualdade, bem como organizou um Peddy-Paper da Igualdade de Oportunidades, que contou com o apoio da Secção dos Recursos Adultos do CNE.

Mainstreaming de género-15

Participação no Seminário Gender Mainstreaming: an internacional exchange of experiences (24 a 26 de Maio de 2002)

A REDE, representada por Ana Sílvia Martins, participou neste Seminário promovido pela Agência Nacional do Programa Juventude em Berlim tendo apresentado as actividades da REDE no campo do mainstreaming de género no associativismo juvenil.

Acção de sensibilização e formação na Escola Secundária de Carrazeda de Ansiães (8 de Março de 2002)

A REDE, representada por Sofia Fernandes, Alexandra Silva e Vânia Pinto, a convite de um grupo de professores/as estagiários/as de geologia e biologia da Escola Secundária de Carrazeda de Ansiães em Trás-os-Montes, dinamizou uma acção no dia 8 de Março subordinada ao tema “Direitos das Mulheres e Violência de Género” para alunos/as do 10º e 11º anos.