I Escola de Verão em Género e Sexualidades

11717459_886102101456297_1583605935372870870_o

A I Escola de Verão em Género e Sexualidades decorreu nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2015, na Universidade do Minho, Braga, pela organização do Grupo de Trabalho de Género e Sexualidades da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (GT-G&Ss/SOPCOM) e o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS/UMinho).

A Isabel Soares participou neste evento como representante da REDE mas também como ativista e investigadora. O objetivo primordial deste evento foi promover a formação interdisciplinar nos campos do género e das sexualidades, na comunicação, nos média e na cultura, procurando constituir um ponto de encontro onde @s jovens investigadoras/es pudessem trocar experiências entre si e com outros membros da comunidade académica.
De cariz teórico-prático, as sessões fomentaram um conhecimento mais aprofundado dos mecanismos simbólicos que compelem e produzem as diferenças, oposições, assimetrias e hierarquias naquelas áreas.
Os workshops facultaram ferramentas metodológicas a aplicar na prática, bem como o enquadramento metodológico subjacente a essas ferramentas.
O programa integrou encontros com representantes de ONG’s, coletivos informais e (ciber)ativistas que atuam na área dos DH, do género e das sexualidades, por forma a fomentar o diálogo entre a academia e a sociedade civil.
Participaram estudantes de cursos de mestrado e doutoramento na área das ciências sociais e humanas, investigadoras/es com interesse na temática e ativistas na área dos DH, entre outros.