Participação no Fórum Internacional “Transversalidade nas Políticas de Juventude”
Silvia Vermelho representou a REDE neste Fórum Internacional, que teve lugar no Centro de Juventude de Lisboa (Moscavide). Este Fórum foi organizado pelo CNJ – Conselho Nacional da Juventude, por ocasião do seu 30º aniversário, e pretendia ser um espaço de diálogo entre os vários atores do setor da juventude, tanto a nível nacional como internacional. O Fórum foi composto por dois painéis: “A garantia da igualdade de oportunidades dos jovens” e “Cidadania ativa e emancipação dos jovens”.
Silvia Vermelho fez uma intervenção no primeiro painel, chamando a atenção para a adversidade que as/os jovens encontram na sua participação na esfera pública, revestida de paternalismo, descrédito, enfim, idadismo – discriminação com base na idade. Chamou ainda a atenção para a forma como esta dupla forma de dicriminação afeta as jovens mulheres e a sua participação na esfera pública.
No segundo painel, destacou-se, pela positiva, a participação de Rocío Cervera, do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa (Youth Co-operation, Programme Manager), a qual fez uma exposição sobre a promoção da cidadania global e o trabalho do Centro Norte Sul junto da sociedade civil, nomeadamente no associativismo jovem e de mulheres.
Neste Fórum, reativou-se um contacto pessoal na Junta de Freguesia da Penha de França, tendo o interlocutor sido convidado a conhecer o novo espaço da REDE em Arroios e acolhemos o interesse de Beatriz Praça, uma jovem que quer aproximar-se da REDE, na sequência da intervenção da REDE.
Como não poderia deixar de ser, foi ainda reforçada a nossa boa relação com o CJL, nosso parceiro!