O projeto “De Mulher para Mulher (dMpM)” é um programa de mentoria feminista que visa motivar as jovens mulheres a envolverem-se mais política e civicamente na luta pela igualdade de género e de oportunidades e, também, promover o desenvolvimento de competências e conhecimentos nas áreas profissionais/ académicas / políticas que sejam do interesse das jovens mulheres. Preferencialmente, as jovens devem estar ligadas a associações juvenis ou estudantis, mas não é um critério de exclusão. O objetivo é que implementem um pequeno projeto tendo em conta o mainstreaming de género/ transversalização da perspetiva de género na área da juventude.
O projeto abrange quatro componentes-chave: programa de mentoria (encontros entre mentoras e mentoradas); ações de formação de competências das jovens; ações de sensibilização do público em geral sobre Direitos das Mulheres e Direitos Humanos; o desenvolvimento de projetos individuais de cada mentorada dentro da sua área e sempre com uma perspectiva de género.
De acordo com os interesses/área de cada mentorada, ser-lhe-á atribuída uma mentora que se adeque ao seu perfil e objetivos. As mentoras são mulheres – tendencialmente mais velhas – com experiência e reconhecimento nas suas áreas profissionais e participação política e cívica. Através de encontros de discussão a pares, as mentoras poderão transmitir conhecimentos, aconselhar, motivar, facilitar os processos, encaminhar para resultados tangíveis e conectar com outras redes de apoio (networking).
A mentoria feminista distingue-se da mentoria padrão, uma vez que esta tem uma componente política e ética: a promoção dos direitos das mulheres e a criação e desenvolvimento de redes de solidariedade entre mulheres. Num mundo em que as mulheres ainda são discriminadas política, jurídica e economicamente, é essencial para as jovens raparigas terem acesso a role models femininos para assim construírem lideranças éticas.
Através da mentoria feminista, isto é uma mentoria orientada por princípios ético-políticos que visam o empoderamento de mulheres e raparigas por outras mulheres não só a nível profissional, mas também pessoal e socialmente, pretende-se dar competências às jovens num ambiente em que se sintam em segurança, na qual possam desenvolver a sua autoestima sem receio de humilhações e/ou assédio moral ou sexual, mas também aprofundar entre as mentoras e mentoradas a prática feminista da sororidade.
No final, um projeto de mentoria feminista é uma aprendizagem partilhada, sincera e não-hierárquica entre mentora e mentorada, permitindo às duas – de acordo com o seus percursos de vida, profissionais e formativos -construir algo em conjunto que promova em primeiro lugar as competências e conhecimentos da mentorada dentro da área que esta quer trabalhar, mas que possibilite também à mentora desenvolver-se igualmente a nível pessoal e político enquanto feminista/pessoa ativa da defesa dos direitos das mulheres, contribuindo ambas para a afirmação política e social das mulheres e agindo como multiplicadoras dos objetivos da luta pela igualdade de género e de oportunidades na nossa sociedade.
O De Mulher para Mulher vai já na sua quarta edição.