Born to be an Activist!


É uma atividade no âmbito da Campanha “Jovens pelos Direitos Humanos Online”, proposta pela Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens cofinanciado pela Fundação Europeia da Juventude e em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude e várias associações de outros Estados membro do Conselho de Europa . A proposta “Born to be an activist” nasceu no contexto do projeto No Hate Ninjas, que visa combater o discurso de ódio online e offline através da arte, humor e discurso de amor.

O grupo No Hate Ninjas tem colaborado com a campanha desde Novembro de 2013, tendo produzido materiais
para a sua promoção (cartazes, memes, vídeos etc) e organizado eventos e ações de sensibilização para combater o discurso do ódio. A Atividade Internacional proposta pela REDE reúne ativistas, jovens e técnicas/os de juventude para partilhar conhecimento e trocar experiências e métodos de trabalho ligados ao ativismo, designadamente através das artes e de metodologias de educação não-formal, contribuindo, assim, para a as/os destinatárias/os sejam capacitadas/os para a elaboração de campanhas on-line e desenvolvimento de trabalho associativo ligado à área do discurso de ódio e ativismo.

Os objetivos são:

– Ensinar e aprender sobre o discurso de ódio, encontrando soluções criativas para combatê-lo;
– Saber mais sobre o ativismo e o desenvolvimento de campanhas online, através do exemplo da luta contra o discurso de ódio;
– Explorar as possibilidades e ferramentas do mundo online para o ativismo;
– Partilhar as boas práticas e diferentes métodos de trabalhos das organizações e grupos de ativistas;
– Capacitar para a utilização de ferramentas online para melhores resultados no ativismo e nas ações de sensibilização;
– Perceber (para selecionar) quais os meios de comunicação e ferramentas mais adequadas à partilha da nossa mensagem, tendo em consideração que os mundos online e offline não estão separados e a intervenção num cria impacto no outro.