No passado dia 05 de abril, a nossa técnica do projeto “De Mulher para Mulher 4 – NORTE”, Catarina Borges, teve a oportunidade de representar a REDE no ciclo de webinários MANIFesta 2022 – “Comunidades Justas e Sustentáveis têm igualdade”, organizado pela Animar, em parceria com a Coolabora, a ADM Estrela, a Associação Portuguesa para a Cultura e a Educação Permanente, a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, a Rede Europeia Anti-Pobreza, a Ecogerminar, o Fórum Cidadania & Território, a Federação Minha Terra, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, a Rede para o Decrescimento e a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável.
A iniciativa centrou-se em quatro eixos temáticos que procuravam dar resposta ao tema das comunidades justas e sustentáveis: território, ecologia, democracia e igualdade. A nossa intervenção inseriu-se, sobretudo, nesta última componente e o desafio que nos foi lançado passou pela apresentação do dMpM4 enquanto um projeto com boas práticas nesta área de intervenção, onde pudemos refletir acerca do impacto singular que as relações de mentoria estabelecidas entre jovens mulheres e raparigas e mulheres com mais experiência pessoal, profissional e académica têm para as jovens participantes.
Ainda durante este evento, a Catarina teve oportunidade de moderar um grupo de trabalho sobre a igualdade, a partir do qual se apresentaram algumas conclusões conjuntas com os grupos dos três outros temas. Em suma, foi possível concluir que não podemos falar de nenhum dos quatro sem que abordemos os outros e que todos estes conceitos se influenciam mutuamente. Foi vincado o papel das comunidades locais como contextos privilegiados para que se alcancem alterações a nível micro que possam ser o motor de transformações a nível macro. Concomitantemente, a Educação e a Escola são chaves fundamentais para que consigamos alcançar as mudanças, promovendo junto das crianças e da juventude os valores que serão sinónimo de mais igualdade, equidade, justiça e sustentabilidade.
Apesar deste nosso encontro ter ainda ocorrido em contexto online, a Animar e as suas parcerias estão a preparar um evento final em julho na Covilhã, no qual teremos também o prazer de participar. Fiquem com atenção a essas novidades e às redes sociais para que possam saber mais sobre as conclusões desta fantástica iniciativa!