Teve lugar, nos passados dias 30 e 31 de Janeiro, o lançamento oficial ao nível europeu, do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos/as. O evento teve lugar numa conferência integrada na Presidência Alemã do Conselho de Ministros da União Europeia, que está em curso até 30 de Junho. Seguir-se-à Portugal, que terá a seu cargo o encerramento do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos/as, que está previsto ter lugar nos dias 19 e 20 de Novembro, de acordo com informação disponível no site europeu do Ano.
Vários organismos representantes da sociedade civil portuguesa estiveram presentes no evento de lançamento, tendo considerado por oportuna a realização de uma nota à imprensa, que reproduzimos de seguida:
As organizações subscritoras, presentes na Conferência de Abertura do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Tod@s, congratulam-se com as declarações do Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, que no painel “Let’s make equality a reality” enfatizou a necessidade de políticas pró-activas em prol da igualdade. Frisando que a celebração da diversidade não é suficiente para combater as discriminações, o Ministro da Presidência afirmou que o objectivo do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Tod@s exige assegurar a não-discriminação através de legislação e inclusivamente de medidas positivas que garantam a igualdade na sociedade.
Aguardamos com expectativa e particular atenção a concretização por parte do Governo desta atitude pró-activa em políticas sociais estruturais e estruturantes por uma Europa mais responsável, justa, igual e solidária para todas as pessoas independentemente da idade, género, orientação sexual, religião, origem étnico-cultural e deficiência.
Berlim, 30/01/2007
Associação Solidariedade Imigrante (Timóteo Macedo)
APF (Alice Frade)
Associação ILGA Portugal (Paulo Côrte-Real)
CNJ (Carla Mouro)
AMUCIP (Olga Mariano)
CNOD (Carlos Costa)
AMCV (Liliana Azevedo)
PPDM (Liliana Azevedo e Vera Moreno)
Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (Vera Moreno)
ACS – Associação Casapiana Solidariedade (Susana Santos e Jocelina Santos)
UGT – União Geral de Trabalhadores (Manuela Carrito)
Opus Gay (António Serzedelo)