Estudo “Faz Delete”: questionário e entrevistas

Divulgamos o estudo “Faz Delete: Experiências e perceções de jovens mulheres sobre a violência sexual baseada em imagens (VSBI)”. Este estudo insere-se no projeto Faz Delete: diagnosticar, sensibilizar e prevenir a violência sexual com base em imagens contra jovens mulheres,financiado pelo Programa Cidadãos Ativ@s.

O estudo tem duas componentes:

O questionário é dirigido a todas as jovens mulheres entre os 18 e os 25 anos, residentes em Portugal, e tem como objetivo mapear as experiências e perspetivas sobre a violência sexual baseada em imagens (VSBI) desta população. O seu preenchimento é totalmente voluntário e confidencial.

  • Entrevistas (online ou presenciais, com duração aproximada de 1 hora)

As entrevistas são exclusivamente direcionadas a jovens mulheres (18-25 anos) que tenham tido experiências de VSBI. Entre as experiências possíveis contam-se a captação não consentida de imagens ou vídeos íntimos e/ou de índole sexual (por exemplo, fotografias tiradas sem o consentimento das vítimas, ou digitalmente manipuladas); a partilha não consentida de imagens ou vídeos íntimos e/ou de índole sexual (vulgarmente conhecida como “pornografia de vingança”), e a ameaça de partilha de imagens ou vídeos íntimos. Para participar ou ter mais informações, por favor contacta fazdelete@redejovensigualdade.org.pt.

Todos os dados recolhidos são confidenciais e a identidade das participantes não será revelada.