18 segundos

A iniciativa é daqui do lado: de Espanha.

Chama-se 18 segundos em referência à informação das Nações Unidas de que, em cada 18 segundos, uma mulher é maltratada no mundo. Os rostos são de mulheres conhecidas do país aqui ao lado, um dos mais avançados no mundo, desde há um ano, com a adopção da Lei Integral contra a Violência de Género. A iniciativa é do Instituto da Mulher.

Aitana Sánchez Gijón Aitana Sánchez Gijón

Ana García Siñeriz Ana García Siñeriz

 Angels Barceló Angels Barceló

Ainhoa Arteta Ainhoa Arteta

Araceli Segarra Araceli Segarra

Arancha Sánchez Vicario Arancha Sánchez Vicario

Belén Rueda Belén Rueda

Cayetana Guillén Cuervo Cayetana Guillén Cuervo

Cristina del Valle Cristina del Valle

Gemma Cuervo Gemma Cuervo

Laia Marull Laia Marull

Lola Herrera Lola Herrera

Lorena Berdún Lorena Berdún

Maribel Verdú Maribel Verdú

Paz Padilla Paz Padilla

Sara Baras Sara Baras

Sasha Sokol Sasha Sokol

Silvia Abascal Silvia Abascal

Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas decidiu “that violence against women constitutes a violation of the rights and freedoms of women … that there is a need for a clear and comprehensive definition of violence against women, a clear statement of the rights to be applied to ensure the elimination of all violence against women in all its forms, a commitment by States … and a commitment by the international community at large to the elimination of violence against women” (Declaração sobre a eliminação da violência contra as Mulheres).

Em Dezembro de 1999, a 54ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou a Resolução 54/134 declarando o dia 25 de Novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Em Outubro do corrente ano, o Parlamento Europeu – Committee on Women’s Rights and Gender Equality. Rapporteur: Maria Carlshamre (Group of the Alliance of Liberals and Democrats for Europe, ALDE) analisou um projecto de relatório sobre a situação actual no combate à violência contra as mulheres e acções futuras.

Aqui pode ler-se o relatório do Conselho da Europa relativo à implementação e acompanhamento da recomendação Rec (2002) 5 sobre a Protecção das Mulheres contra a Violência.

Responder