O projecto de mentoring "De Mulher para Mulher" visa motivar as jovens mulheres a envolverem-se na vida pública - com particular ênfase nas jovens mulheres das organizações juvenis. Visa ainda apoiar as jovens que desejam aceder a postos de responsabilidade e contribuir para o aumento da proporção de mulheres activas na política, no seio dos partidos, nas associações e nas organizações não-governamentais.

Objectivos

Os objectivos do projecto de mentoring "De Mulher para Mulher" são os seguintes:

Devido a práticas educativas, culturais e sociais perpetuadoras do statu quo - ou seja, do modelo social assente numa divisão dos papéis sociais em função do sexo - as mulheres e os homens nem se apercebem (frequentemente) de que são alvo de comportamentos discriminatórios e de que elas/eles próprias/os também reproduzem comportamentos discriminatórios.

A entidade promotora do projecto - Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens - considera fundamental alertar as jovens mulheres, e a população em geral, para as desigualdades no mercado de trabalho e os défices de participação na gestão empresarial, na vida pública e política (no caso das mulheres) e na vida familiar (no caso dos homens). Ao serem sensibilizados/as para estes factos estarão em condições de se tornarem agentes activos/as da mudança no sentido da realização plena da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.

O projecto de mentoring deseja encorajar as jovens a formularem as suas reivindicações, a discutirem os seus problemas e a introduzirem a visão do feminino na abordagem das questões, ampliando assim o leque de perspectivas e de soluções e contribuindo para o enriquecimento do resultado final.

O projecto visa sensibilizar as participantes para a actualidade política e social, em particular para as questões da participação política. Aumentar a participação das mulheres nos processos de tomada de decisão em geral e na vida política e associativa em particular. Paralelamente ao conhecimento sobre a prática politica tradicional das instituições democráticas, dos partidos e das associações, pretende-se elucidar sobre as novas formas de participação política nas ONG's e nas associações. As Mentoras e as Mentoradas deverão introduzir a experiência de mentoring na sua rede de contactos, multiplicando as oportunidades de promoção das mulheres na política.

Pretende-se assim contribuir para uma nova cultura política onde mulheres e homens detenham a mesma influência e força.

Este projecto de mentoring visa ajudar as jovens mulheres a desenvolverem a sua autonomia, as suas competências e as suas capacidades através da observação de um modelo competente e bem sucedido, preparando-as para ocupar posições de destaque e visibilidade social e para a sua emancipação cívica.

As redes são fundamentais para progredir e ser eficaz no domínio político e profissional. Em comparação com os homens, as mulheres têm uma rede de contactos mais limitada; o mentoring estabelece e sustenta o networking das jovens mulheres e das suas Mentoras.

O programa visa fomentar a comunicação e trocas inter-geracionais de forma a contribuir para o diálogo entre as gerações e a permitir que as mulheres mais velhas se apercebam da realidade da nova geração. Visa também permitir as trocas intra-geracionais, ou seja, permitir que as jovens Mentoradas se conheçam, criem relações e discutam os seus problemas.

Este projecto procura então constituir um espaço onde as experiências do domínio político e público possam ser transmitidas entre mulheres.

Quais são as actividades do programa De Mulher para Mulher?

Para operacionalizar o programa foram definidas as seguintes actividades:

- Programa de Mentoria com uma mulher mais experiente para alargamento de rede relacionais e potenciação de aprendizagens para a intervenção.

- Programa de Desenvolvimento de Competências para a intervenção, composto por 5 encontros

- Experienciação da intervenção para a mudança através do desenvolvimento e implementação (pelas Mentoradas) de projectos na área da juventude

- Participação em seminários e encontros organizados pela REDE com o intuito de promover a sensibilização e reflexão acerca da igualdade de oportunidades entre Mulheres e Homens bem como o contacto com mulheres que sejam modelos de comportamento e de participação cívica e política

- Participação em Fóruns online criados especificamente para este projecto e destinados a fomentar a comunicação entre Mentoradas e entre Mentoras e Mentoradas

- Participação em actividades paralelas (seminários, conferências e tertúlias acerca das questões de género, organizadas quer pela REDE quer por outras instituições) e visitas a órgãos de poder político e instituições da sociedade civil organizada.