Visita de estudo à Grécia no âmbito do projeto “Gender Perspective in EU mobility programs”

Visita de estudo | Thessaloniki, Grécia – Junho 2017

Entre 14 e 18 de Junho 2017, a Rede de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (REDE) marcou presença na celebração da 6ª edição do Pride em Thessaloniki, Grécia. A visita das seis representantes da REDE foi acolhida por uma organização não-governamental local, a United Societies of Balkans (USB), e decorreu no âmbito do projecto “Gender Perspective in EU mobility programs”. Além da REDE e da USB, este projecto reúne ainda como parceiros a Fundação TOG – Toplum Gönüllüleri Vakfı | Community Volunteers Foundation (Turquia), EURO-NET (Itália) e a Yasar University (Turquia), sendo financiado pelo programa Erasmus+.

O objectivo deste projecto é o mainstreaming da dimensão de género nos programas de mobilidade europeus através da capacitação de organizações de jovens para combater a discriminação com base no género nestes programas. As visitas de estudo são uma oportunidade de aprendizagem para as organizações parceiras, através do contacto, em primeira mão, com outras realidades locais e da comparação e partilha de experiências e conhecimentos.

Com a promessa distante do Monte Olimpo e à beira do mar Egeu, as representantes da REDE visitaram organizações locais em Thessaloniki que trabalham directamente com questões de género e/ou jovens: “Ergani Center” (que apoia a empregabilidade e empreendedorismo das mulheres), o Comité sobre Género e Igualdade da Universidade de Aristóteles de Thessaloniki e a “Women’s Shelter”, acompanhadas por representantes da USB. Estas organizações acolheram a visita da REDE da melhor forma, com sessões informativas com membros das equipas.

Rede no Pride de Thessaloniki

O ponto alto aconteceu no Sábado: a REDE esteve presente na feira ao ar livre de organizações que precedeu a marcha, onde a parceira USB contou com um quiosque, onde contactou com a diversidade do activismo de género e LGBTIAQ+ em Thessaloniki e um pouco por toda a Grécia: por exemplo, “Greek Transgender Support Association”, “Antigone – Information and Documentation Center on Racism, Ecology, Peace and Non Violence” e, claro, a organização responsável pela iniciativa, “Thessaloniki Pride.

Rede na Grécia

Regressamos com inspiração renovada para continuarmos, com os nossos parceiros, o nosso activismo pela igualdade de género na área da juventude em Portugal e na Europa!

Margarida Hourmat, voluntária da Rede de Jovens para a Igualdade