REDE junta-se ao combate ao discurso de ódio na internet

61440_515704078454345_1221287681_nEntre 22 e 24 de Novembro, decorreu em Budapeste o workshop Acting and Campaigning against Online Hate Speech, uma iniciativa do Conselho da Europa em conjunto com os Fundos da Noruega no âmbito da campanha Young People Combating Hate Speech in Cyberspace, que será oficialmente lançada a 21 de Março do próximo ano. A REDE esteve representada neste evento, com o objectivo de adquirir competências e ferramentas para o desenvolvimento, em 2013, de um projecto inserido nesta campanha, cujos primeiros passos foram dados com o lançamento a 18 de Novembro de uma campanha de activismos online contra a violência contra as mulheres na internet.
Ao longo dos 3 dias procurou-se definir o conceito de discurso de ódio (discurso que pretende denegrir um determinado grupo ou indivíduo com base em certas características) e partilharam-se estratégias de activismo online e offline. Em cada dia, o trabalho desenvolvido teve um foco específico.

No primeiro dia, Knowledge, o debate centrou-se no conceito de discurso de ódio e compreensão do fenómeno. Quando é que o discurso de ódio se torna crime? Deverá ser censurado? Não constituirá essa censura uma violação da liberdade de expressão? Poder-se-ão impor limites à liberdade de expressão? Se sim, como determina-los? Para ajudar a encontrar resposta a estas questões, foram apresentados 5 case studies.

No segundo dia, Acting, @s participantes foram distribuíd@s por 6 diferentes workshops abordando vários métodos de acção e combate ao discurso de ódio: 1. Contra-argumentando e desconstruindo o discurso de ódio; 2. Trabalho online com jovens; 3. Educação para os direitos humanos; 4. Legislação relativa ao discurso de ódio; 5. Trabalhar com os alvos de discurso de ódio; 6. Monitorizar e denunciar discurso de ódio online. A REDE esteve representada no grupo 4, onde se debateu a eficácia dos textos legislativos existentes e se lançaram propostas de alterações.

No terceiro dia, Campaigning, cada participante traçou o plano geral da campanha que desenvolverá a partir de 2013 e apresentou-o ao grupo. Procuraram-se semelhanças entre os projectos apresentados e, a partir daí, pensaram-se parcerias.

A REDE pretende participar nesta campanha trazendo a dimensão do género ao debate sobre o discurso de ódio. A internet está repleta de exemplos de violência contra as mulheres que urge identificar e combater. Em breve teremos novidades sobre este nosso futuro projecto!

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply