Viseu Jovem pela Igualdade

Uma iniciativa das ativistas de Viseu da REDE de Jovens para a Igualdade, o Viseu Jovem pela Igualdade é um projeto que visa a promoção da Igualdade de Género e o combate à violência de género em Viseu. No âmbito deste projeto, pretende-se promover o associativismo e mobilização jovem pela igualdade de género e combate à violência de género, bem como, contribuir para a promoção de uma cultura de cidadania ativa e empoderamento, investindo em agentes multiplicadores em Viseu, cidade e distrito.

O “Viseu Jovem pela Igualdade” é um projeto financiado pelo POISE e pretende, através das suas atividades, reforçar a intervenção da organização promotora no Distrito de Viseu, consolidando as atividades e oferecendo um apoio às atividades d@s voluntári@s jovens na área, contribuindo à participação cidadã jovem.

O projeto “Viseu Jovem pela Igualdade” iniciou-se a 1 de Novembro de 2016, será formalmente lançado a 14 de Março de 2017 e desenvolverá atividades até ao final do ano de 2018. No âmbito do projeto, a REDE propõe várias atividades que visam sensibilizar o público jovem de Viseu para as questões da Igualdade de Género e combate à violência de género e pretende, também, contribuir à capacitação de agentes multiplicadoras desenvolvendo as seguintes atividades:

1. Igualdade de Género e Violência: Sensibilização da Juventude:
O foco principal do projeto é a população jovem do Distrito de Viseu. Pretende-se investir em atividades com estudantes e alun@s das escolas secundárias do distrito através da mobilização de jovens voluntári@s. Durante os dois anos do projeto, serão organizados workshops de capacitação para estudantes dos institutos de ensino superior de Viseu, nomeadamente de educação e outras áreas relevantes, sobre Igualdade de Género e combate à violência de género recorrendo a metodologias participativas baseadas nas artes (escrita criativa, teatro, dança, performance, música, foto etc). O objetivo é a formação de agentes multiplicadores com perspetiva ativista e de voluntariado para a transformação social. Para por em prática as competências adquiridas no projeto, @s jovens formand@s irão dinamizar sessões nas escolas secundárias do Distrito no sentido de, por um lado, completar a aprendizagem com uma componente prática e, pelo outro, sensibilizar @s jovens para aquelas questões. Neste sentido, o projeto pretende promover de forma sustentável e com ampla visibilidade o associativismo e ativismo jovem pela Igualdade de Género e combate à violência de género, de forma laica, feminista e empoderadora.

2. Violência de Género: Sensibilização de Técnic@s
O projeto pretende oferecer sessões formativas a técnic@s que trabalham na área da violência de género, prevenção, atendimento ou outras em parceria com a Associação de Mulheres contra a Violência, uma organização de referência nesta área em Portugal. Pretende-se promover workshops dinamizados por perit@s ao nível Nacional sobre modelos de intervenção com enfoque no empoderamento e independência das mulheres, com uma abordagem laica e feminista. As sessões pretendem contribuir, por um lado, à informação e sensibilização d@s técnic@s e, pelo outro, proporcionar um espaço de debate e partilha entre instituições, organizações, técnic@s e perit@s da área.

3. Eventos culturais
Para contribuir para a rica programação cultural da cidade de Viseu, o projeto promoverá eventos culturais com perspetiva feminista, cidadã e de Direitos Humanos procurando parcerias com instituições ou organizações não governamentais de Viseu da área da cultura e artes pela democratização das artes e uma perspetiva transformadora. O projeto pretende oferecer uma componente de Direitos Humanos e Igualdade de Género à oferta cultural da Cidade e do Distrito no sentido de promover a participação cívica com enfoque especial n@s jovens.

poise logo