No Hate Ninjas

O grupo No Hate Ninjas tem colaborado com a campanha desde Novembro de 2013, tendo produzido materiais para a sua promoção (cartazes, memes, vídeos etc) e organizado eventos e ações de sensibilização para combater o discurso do ódio.
A Atividade Internacional proposta pela REDE reúne ativistas, jovens e técnicas/os de juventude para partilhar conhecimento e trocar experiências e métodos de trabalho ligados ao ativismo, designadamente através das artes e de metodologias de educação não-formal, contribuindo, assim, para a as/os destinatárias/os sejam capacitadas/os para a elaboração de campanhas on-line e desenvolvimento de trabalho associativo ligado à área do discurso de ódio e ativismo. Os seus principais objetivos são:

– Ensinar e aprender sobre o discurso de ódio, encontrando soluções criativas para combatê-lo;
– Saber mais sobre o ativismo e o desenvolvimento de campanhas online, através do exemplo da luta contra o discurso de ódio;
– Explorar as possibilidades e ferramentas do mundo online para o ativismo;
– Partilhar as boas práticas e diferentes métodos de trabalhos das organizações e grupos de ativistas;
– Capacitar para a utilização de ferramentas online para melhores resultados no ativismo e nas ações de sensibilização;
– Perceber (para selecionar) quais os meios de comunicação e ferramentas mais adequadas à partilha da nossa mensagem, tendo em consideração que os mundos online e offline não estão separados e a intervenção num cria impacto no outro. O projeto “também contou com um encontro Europeu e uma semana de workshops e de ação, a saber:

•Workshop sobre o discurso de ódio, sobre a campanha No Hate Speech movement e os diversos contextos nacionais;
•Workshop de escrita criativa para a produção de memes para a campanha;
•Desenho e ativismo;
•Peddy Paper – o objetivo é ter exercícios e atividades ligadas ao tema do discurso de ódio em diferentes locais da cidade para promover a campanha;
•Fotografia como uma ferramenta para o ativismo;
•Video como uma ferramenta para o ativismo;
•Teatro e ativismo de rua – organizando diferentes ações de rua, a fim de promover a campanha e aumentar a conscientização sobre o discurso do ódio;
•Workshop sobre como desenvolver uma campanha de sensibilização, com especial atenção para as plataformas de mídia social e novas mídias;

O NO HATE SPEECH MOVEMENT- O Movimento Contra o Discurso de Ódio é uma iniciativa do Conselho da Europa que visa combater o discurso de ódio online e a que a REDE se juntou-se a este desde a sua emergência, sendo parte integrante do Comité NO HATE.

A REDE esteve entre os dias 6 e 17 de Abril de 2013, em duas formações: TC for Bloggers & Actvists, onde se desenvolveram estratégias de divulgação da campanha; e “TC for online moderators”, que treinou as/os voluntárias/os que agora fazem parte da manutenção dos espaços online da campanha.

NO HATE: TO ONLINE ACTIVISM TRAINNING – De 26 a 28 de Maio/14 realizou-se a “Formação para o Ativismo Online contra o Discurso de Ódio”, organizada pela REDE em parceria com a Par – Respostas sociais, no âmbito da campanha europeia Ódio Não. Procurou-se clarificar os conceitos de discurso de ódio e liberdade de expressão, e a sua relação com os Direitos Humanos. Partilharam-se ferramentas práticas para o ativismo online, com o objetivo de que as/os formandas/os se pudessem juntar à campanha como ativistas. No fim da formação as/os participantes tiveram a possibilidade de começar a desenvolver em conjunto alguns projetos online! Deste encontro nasceram as/os NoHateNinjas!

Atualmente, a REDE encontra-se também em ações pelas escolas disseminando discurso de amor e apelando à não-violência e à construção de uma realidade mais paritária, dinamizando atividades várias e em campanhas diversas, em conferências e encontros vários em torno das temáticas relacionadas com IG, com DM – DH, Contra a Violência e o Discurso de Ódio e pelo Desenvolvimento Social/Humano.