Programa OPRE recebido em Belém

Nesta terça-feira, dia 5 de dezembro, os/as jovens participantes no Programa Operacional para a Promoção da Educação (OPRE) foram recebidos/as em audiência no Palácio de Belém, pelo sr. Presidente da República.
opre selfies pr

O Programa OPRE, promovido pelo Alto Comissariado para as Migrações, através do Programa Escolhas, em parceria com a Associação Letras Nómadas e a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens, encontra-se atualmente na sua 2ª edição. Este programa, que consiste, grosso modo, na atribuição de 32 bolsas de estudo a jovens universitários/as provenientes de comunidades ciganas, acompanhadas de um conjunto de medidas de formação, tutoria e acompanhamento, visa quebra barreiras entre esta comunidade e o sistema formal de ensino, bem como, rasgar preconceitos por via do diálogo e da partilha de experiências.

A visita, que decorreu num estilo pouco formal e numa proximidade, permitiu a estes/as jovens partilhar com o sr. Presidente Marcelo Rebelo de Sousa as dificuldades e conquistas com que se vão confrontando e, sublinhar o desbravamento de caminho que o grupo OPRE tem feito no âmbito da aproximação à educação. Durante esta conversa foi igualmente sublinhado o papel das mulheres que, ao cumularem a barreira de género com a sua pertença étnica, não com isto de envergar tais condições com orgulho.
opre raparigas pr

Após ouvir atentamente os testemunhos, o sr Presidente rematou esta partilha com o reconhecimento da luta que estes/as jovens encaram todos os dias, salientando o seu duplo papel de “ atores de mudança na vossa comunidade e na comunidade geral”.

A Rede, enquanto entidade parceira, marcou também presença nesta audiência, tendo oportunidade expor brevemente os seus projetos e entregando, em mãos, algumas das publicações resultantes dos mesmos.
foto pr joana cat

O encontro finalizou-se com o convite do sr. Presidente para um novo retrato da “família OPRE” acompanhado do comprometimento de acompanhamento por parte deste, como não poderia deixar de ser, as famosas selfies.
opreforto

This entry was posted in . Bookmark the permalink.