Pertenças Fechadas em Espaços Abertos – Estratégias de (re)Construção Identitária de Mulheres Muçulmanas em Portugal

Pertenças Fechadas em Espaços Abertos - Estrtégias de (re)Construção Identitária de Mulheres Muçulmanas em Portugal

O estudo “Pertenças Fechadas em Espaços Abertos – Estratégias de (re)Construção Identitária de Mulheres Muçulmanas em Portugal” de Maria Abranches foi publicado pelo Observatório da Imigração e pode ser consultado aqui.

Com a imigração para Portugal, as mulheres muçulmanas de origem guineense e indiana desenvolvem estratégias específicas de negociação entre as referências herdadas, sobre as quais pesa um forte controlo familiar e social, e novos elementos socioculturais encontrados na sociedade de destino, processo este que conduz a uma alteração de determinadas práticas ou do seu significado.

Este estudo centrou-se numa dupla comparação, entre mulheres de origens distintas e entre duas gerações, tendo demonstrado diferenças significativas a ambos os níveis. Por um lado, a necessidade de negociação é, no que diz respeito a algumas práticas mais visível entre as indianas. Isto explica-se pelo maior grau de fechamento relacional que caracteriza este grupo e pela combinação mais acentuada, entre as guineenses, de diferentes traços culturais e religiosos, que atenua a imposição de regras. Por outro lado, a flexibilização das normas apresenta-se ainda mais visível entre as jovens, inseridas em redes de sociabilidade mais alargadas na sociedade envolvente. BI, Nº 59, Abril de 2008

Responder