De Mulher para Mulher

O que é o Programa “De Mulher para Mulher”?

É um programa para a participação cívica e política que visa motivar as jovens mulheres a envolverem-se na vida pública, apoiar as jovens que desejam aceder a postos de responsabilidade e contribuir para o aumento da proporção de mulheres activas na política, nas associações e nas organizações não governamentais.

Quais são os seus objectivos?

Sensibilizar as jovens mulheres para as questões da igualdade de género;
Contribuir para a integração das preocupações e necessidades particulares das jovens mulheres nos processos de decisão em diferentes tipos de organizações;
Aumentar a participação das mulheres nos processos de decisão;
Desenvolver as competências das jovens;
Contribuir para a criação e fortalecimento de redes de apoio das jovens;
Promover a comunicação e cooperação intra e intergeracional entre mulheres.

Quais as dimensões do Programa “de Mulher para Mulher”?

Mentoria

O que é a mentoria?

É uma estratégia destinada a desenvolver os recursos das gerações mais jovens através da relação entre uma pessoa experiente e uma pessoa mais jovem que deseja aumentar o seu potencial.

Quem são as mentoras?

Mulheres voluntárias, que possuem experiência na vida pública e política e que aceitam investir tempo na transmissão dos seus saberes e experiência a jovens mulheres.

Quem são as mentoradas?

Jovem mulheres que se interessam pela política e pelo associativismo e que desejam desenvolver as suas competências de intervenção nestes domínios, podendo ter ou não experiência associativa.

Programa de desenvolvimento de competências

Cinco fins de semana nos quais se abordam conceitos operacionais para a igualdade de género e questões como a liderança, gestão de conflitos e negociação, gestão dos média, organização política e da sociedade civil organizada ao nível nacional, europeu e internacional, … sempre numa perspectiva de género e utilizando metodologias de educação não formal.

Trabalho de projecto

Experienciação da intervenção para a mudança através do desenvolvimento e implementação pelas mentoradas de projectos numa óptica de mainstreaming de género que devem ser dirigidos a jovens ou a pessoas que trabalham directamente com esta faixa etária.

Actividades paralelas

Programa de visitas a órgãos de poder político e a organizações de intervenção cívica e participação em actividades relacionadas com a igualdade de género.

Fórums on-line

Fórum mentoradas e fórum mentoras e mentoradas. São canais de comunicação que permitem a troca de contactos, conhecimento e experiências entre as pessoas envolvidas nos intervalos entre os encontros presenciais.

Seminários

Três seminários que correspondem a momentos de comunicação oficial com o exterior: Inaugural, Intercalar e final.

Qual a duração do programa?

O programa tem a duração de um ano.

Consulta o site do projecto aqui.