Género e Turismo: a REDE no Seminário dos projectos GenTour

No passado dia 21 de Novembro, em Aveiro, Silvia Vermelho esteve presente pela REDE Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens no Seminário “Poderá a Igualdade de Género impulsionar a criação de formas inovadoras de crescimento económico no sector do turismo”, com uma comunicação no painel “As mais-valias da cooperação e do associativismo”.

Este Seminário foi organizado pela equipa do Projeto FCT GenTour II – “Poderá a igualdade de género impulsionar a criação de formas inovadoras de crescimento económico? Relançar a economia através de redes e da internacionalização no sector do turismo”, sob a coordenação do Prof. Doutor Carlos Costa, da Universidade de Aveiro, e tinha como objectivo dar a conhecer os principais resultados do projeto GenTour I e apresentar o projeto GenTour II. Pretendia-se, ainda, promover a discussão sobre questões de género no mercado de trabalho, analisando as suas dimensões económica e social, bem como analisar as relações entre o género e as estratégias de crescimento económico que são adoptadas pelas organizações.

Quanto ao painel em que a REDE participou, tinha como objectivo apresentar as perspetivas de associações e entidades nacionais de suporte ao empreendedorismo e empowerment no feminino, sobre a importância da criação de redes e da adopção de estratégias de cooperação e aprendizagem mútua. Nesse sentido, a REDE apresentou o seu trabalho nas redes nacionais e internacionais de ONG de Direitos das Mulheres, Igualdade e Juventude, em concreto o seu trabalho ao nível do empoderamento e do mentoring, não tendo deixado, também, de chamar a atenção para problemáticas que se impõem, no sector do turismo, em termos de Igualdade de Género, nomeadamente o tráfico de mulheres aliado ao turismo sexual, a segregação do mercado de trabalho, e a estereotipação da oferta no turismo para um segmento “mulheres”.

A REDE agradece à equipa GenTour o convite e saúda todas/os as/os oradoras/es pela elevada qualidade das intervenções e dos debates.
1455887_664758113555932_2070695128_n

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply