Festival GenerArte – 28 a 30 de Maio em Buenos Aires

GenerArte

A REDE está a desenvolver um projecto em parceria com o Instituto Social y Político de la Mujer em Buenos Aires, na Argentina, denominado “Expressa-te! Novas oportunidades para mulheres jovens de Buenos Aires”.

Elena Marcigot e Joana Ruival da REDE encontram-se a realizar um Serviço Voluntário Europeu naquela Instittuição no âmbito do qual estão a desenvolver o projecto, que contempla com uma dimensão social, artística e transnacional, através do intercâmbio de boas práticas entre a União Europeia – Portugal e Itália – e a América do Sul – Argentina.

O projecto é dirigido a jovens mulheres, na maioria desempregadas ou mães solteiras, e que se encontram em situação de grande vulnerabilidade, e tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de novas possibilidades de integração e expressão destas jovens na sua comunidade local, promovendo a igualdade de género e o diálogo intercultural, e recorrendo à cultura e à arte como formas de expressão.

No âmbito do projecto têm sido dinamizados clubes de emprego, workshops formativos em línguas (português, inglês, italiano), informática e expressão artística.

Hoje tem início o um festival artístico GenerArte para promover a visibilidade da importância da igualdade de género para a sociedade em geral, que incluirá a projecção de filmes, exposições de artistas da Argentina e internacionais e a realização de debates. Aqui deixamos o programa, no qual Vera Moreno, participa em representação da REDE, na Sessão de Abertura do Festival, conjuntamente com María José Lubertino do Instituto Nacional Contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo – INADI, Silvia Natali do Instituto Social Y Político de la Mujer – ISPM e Lidia Mondelo e Isabel Chiaramonte do Conselho Nacional da Mulher.

O Festival decorre no Centro Cultural Plaza Defensa, Defensa 535, em San Telmo, Buenos Aires. Se estiveres por lá, participa ! Divulga, também. Mais informações no blog: www.festivalgenerarte.blogspot.com. Ecos na blogoesfera em Portugal na Cidade das Mulheres.

Leave a Reply