Expressa-te!

O que é?
Expressa-te! Novas oportunidades para mulheres jovens de Buenos Aires

expressa-te-03

Este é um projecto com uma dimensão social, artística e transnacional através do intercâmbio de boas práticas entre a União Europeia – Portugal e Itália – e a América do Sul – Argentina.

O projecto é dirigido a jovens mulheres, na maioria desempregadas ou mães solteiras, que se encontram em situação de grande vulnerabilidade e envolve duas voluntárias da REDE, a Elena Marcigot e a Joana Ruival.

Qual a finalidade do projecto?

O projecto tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento de novas possibilidades de integração e expressão destas jovens na sua comunidade local, promovendo a igualdade de género e o diálogo intercultural, e recorrendo à cultura e à arte como formas de expressão. Serão dinamizados, também, clubes de emprego; workshops formativos em línguas (português, inglês, italiano), informática e expressão artística.

Será ainda realizado um festival artístico para promover a visibilidade da importância da igualdade de género, o “ExpressArte” que incluirá a projecção de filmes, exposições de artistas da argentina e internacionais e a realização de debates.

Quais as organizações envolvidas?

A REDE é a organização promotora e organização de envio de duas voluntárias. O ISPM, Instituto Social e Político da Mulher” é a organização de acolhimento.

O que é o Juventude em Acção e o SVE – Serviço voluntário europeu?

O programa “Juventude em Acção” é uma iniciativa da Comissão Europeia aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho (Decisão nº 1719/2006/EC de 15/11/2006).

O Programa contribui significativamente, através de várias medidas, para a aquisição de competência e constitui-se, como tal, num instrumento chave que permite às jovens e aos jovens beneficiarem de oportunidades de aprendizagem não formal e informal, fomentando a participação em diferentes actividades de voluntariado, dentro e fora da União Europeia.

No âmbito do SVE, as jovens e os jovens (dos 18 aos 30 anos) da União Europeia e de fora da União Europeia participam colectiva ou individualmente em actividades não lucrativas e não remuneradas noutro país. O SVE pode durar entre 1 e 12 meses e realizar-se em vários domínios (por exemplo: arte e cultura, exclusão social, meio ambiente, protecção do património, informação dirigida às e aos jovens, consciência europeia, desenvolvimento rural ou urbano, políticas de juventude, saúde, prevenção da toxicodependência, medidas contra a delinquência, luta contra o racismo e a xenofobia, pessoas portadoras de deficiência, pessoas idosas, sem abrigo, imigrantes, igualdade de género, educação entre pares, desemprego, desportos juvenis, tempos livres, meios de comunicação e comunicação).

O objectivo do SVE é desenvolver a solidariedade e a tolerância, a cidadania activa e a compreensão mútua entre as/os jovens. Através da experiência, as e os jovens voluntárias/os melhoram ou adquirem competências para o seu desenvolvimento pessoal, educativo e profissional, assim como para a sua plena inserção social. As actividades de um projecto SVE devem ter um claro valor acrescentado ao nível europeu e internacional e desenrolarem-se em estreito contacto com a comunidade local e em seu benefício.

Acompanha o desenvolvimento do projecto no blog aqui.