Exposição “Olhares no Feminino”

A REDE de Jovens para a Igualdade, no âmbito do projeto “III. Encontro Nacional de Jovens Feministas”, cofinanciado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, irá inaugurar a exposição coletiva de fotografia “Olhares no Feminino”, em parceria com a Galeria Muxima. A inauguração decorre no próximo dia 20 de abril, sexta-feira, pelas 18h, na Galeria Muxima, em Lisboa. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até dia 4 de maio, de segunda-feira a sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00.

Com esta iniciativa a REDE pretende dar visibilidade à diversidade de projetos fotográficos levados a cabo por jovens mulheres fotógrafas, desde o questionamento de padrões de beleza, à resistência das mulheres através do desporto ou da sua experiência pessoal, às vidas de mulheres noutras partes do mundo (será que enfrentam os mesmos desafios ou têm as mesmas ambições?). Esta não é uma exposição de arte “feminina”, mas uma exposição feminista, na medida em que é um espaço onde mulheres artistas, tantas vezes sub-representadas, ainda que desde sempre pioneiras, podem dar a conhecer o seu trabalho, fruto de olhares sobre o mundo moldados pelo género mulher. Esta é uma exposição por e sobre outra parte da humanidade. A exposição integra os projetos fotográficos de Cláudia Gaspar, Janeth Tavares, Mónica de Sousa e Raquel Lourenço, e as fotos das três vencedoras do concurso de fotografia “A Revolução é Feminista!”, promovido pela REDE de Jovens para a Igualdade, são elas: Sandra Couto (1º lugar), Rebeka Dávid (2º lugar) e Maria Cardosa (3º lugar).

Previamente à inauguração da exposição será dinamizada uma conversa que pretende contribuir para a discussão sobre a participação e visibilidade da produção artística feita por mulheres com Filipa Lowndes Vicente (investigadora do Instituto de Ciências Sociais e Humanas) e Lolo Arziki (cineasta cabo-verdiana).

Para mais informações, consultar o programa aqui.

Olhares no Feminino

Olhares no Feminino