Equal Space – Perspetiva de género e diversidade cultural nos processos de educação de adultos/as e no trabalho comunitário

O projeto Erasmus + EQUAL SPACE é uma parceria entre organizações da Áustria (Peripherie), Bulgária (CWSP – Center of Women´s Studies and Policies), França (Elan Interculturel) e Portugal (REDE) que trabalham no âmbito da investigação e educação de adultos/as. O projeto tem pela frente o desafio de capacitar facilitadores e facilitadoras de Educação Comunitária numa perspectiva de género e diversidade cultural, com o objetivo de permitir que mulheres migrantes e de outros grupos minoritários, que enfrentam dificuldades a nível educacional, possam aceder à aprendizagem ao longo da vida e à educação de adultos/as.

Para elaborar um plano de formação adequada às diferentes realidades dos países parceiros, as organizações fizeram uma investigação em cada país e elaboraram uma série de estudos nacionais. O propósito destes estudos é analisar o status quo da interseccionalidade de género e diversidade cultural em cada país parceiro, o acesso e a permanência das mulheres migrantes nos processos de aprendizagem ao longo da vida, bem como os aspectos da intersecção no sistema de educação de adultos/as através da realização de 20 entrevistas com formadoras/es, ONGs e outras partes interessadas, com três objetivos principais:

– Fornecer as informações necessárias para orientar e implementar a metodologia do projeto.
– Fornecer as informações necessárias para projetar e preparar as atividades e produtos específicos do projeto.
– Melhorar o conhecimento e a compreensão sobre as dinâmicas da intersecção de género e da diversidade cultural dentro das comunidades, desde uma perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, para aplicá-las a políticas e programas públicos neste campo e em outros assuntos relevantes que estejam interligados.

Como resultado deste processo de investigação, temos o prazer de apresentar-vos o estudo nacional realizado em Portugal: Perspetiva de género e diversidade cultural nos processos de educação de adultos/as e no trabalho comunitário . Este estudo encontra-se disponível para download no site do projeto.

Proximamente iremos publicar também o relatório final do projeto, um estudo comparativo entre os quatro países parceiros que recolhe recomendações para profissionais, ONGs e instituições que trabalham com comunidades imigrantes, pessoas refugiadas ou grupos minoritários.

Para obter mais informações sobre o projeto, não hesite em contactar-nos através de:
Email: marta.lopez.rede@gmail.com
Facebook: @ProjectEqualSpace

Leave a Reply