Do Porto para o mundo!

O Espaço t – Associação para Apoio à integração Social e Comunitária vai realizar a Campanha denominada “Do Porto para o Mundo, Pedaços de um Manifesto”, que se realizará no dia 29 de Setembro de 2007 na Avenida dos Aliados no Porto, entre as 14:30h e as 18:30h.
No “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos” onde se pretende sensibilizar a população para os benefícios de uma sociedade justa e coesa, o Espaço t arranca com uma campanha de sensibilização, que tem por finalidade combater atitudes e comportamentos discriminatórios, bem como informar os cidadãos sobre os seus direitos e obrigações. Inscreve-se numa abordagem transversal do combate à discriminação, pondo em evidência os seus princípios essenciais e angariando o apoio activo do público à legislação em matéria de não-discriminação e de igualdade. Os dois grandes objectivos serão celebrar e facilitar a diversidade e lutar por uma sociedade mais coesa, ou seja, por um lado pretenderá alertar para o contributo positivo que todas as pessoas, independentemente dos respectivos sexo, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade e orientação sexual, podem dar à sociedade no seu conjunto e por outro procurará sensibilizar o público para a importância de promover boas relações entre os vários grupos que compõem a sociedade, em especial entre os jovens, bem como abolir os estereótipos, os preconceitos e a violência.
Assim, na Campanha denominada “Do Porto para o Mundo, Pedaços de um Manifesto”, que realizar-se-á no dia 29 de Setembro de 2007, o Espaço T, pretende convidar todos os cidadãos do Porto, a deslocarem-se aos Aliados para em conjunto pintarem uma tela de 300 metros de comprimento, como símbolo de união dos povos e da igualdade entre todos, numa perspectiva transversal da sociedade. A tela será posteriormente cortada em 300 pedaços com cerca de 1 metro cada um, que serão enviados no dia 12 de Outubro (numa cerimónia a realizar em local a definir), para todos os representantes máximos de todos os países reconhecidos ou não reconhecidos, assim como os representantes de organizações mundiais tais como a ONU, União Europeia, entre outros. Juntamente com o pedaço de tela, será pedido aos vários representantes, que coloquem a mesma num espaço representativo do seu país, como um símbolo de união entre os povos.
Segundo o presidente do Espaço T, Jorge Oliveira “A igualdade e o respeito entre os biliões de cidadãos que são a população humana, só existirá forçosamente, se os 300 representantes desses cidadãos tomarem medidas efectivas para a não – discriminação e tolerância entre os povos. Pretendemos com este gesto simbólico, criar um elo positivo entre Israel e a Palestina, a Índia e o Paquistão, a China e o Tibete; os Sérvios e os Kosovares, os cristãos e os muçulmanos, os ricos e os pobres, os pretos e os brancos, os homens e as mulheres, os homossexuais e os heterossexuais, os crentes e os ateus, os novos e os velhos, entre outros… o nosso desejo depende da vontade de todos e do respeito pela individualidade de cada um”.
Para que o dia 29 de Setembro possa ficar na memória de todos, a Avenida dos Aliados será o palco da diversidade. Assim ao longo das quatro horas do evento, poderemos assistir a actuações tão diferentes como os Batucada Radical (Associação Mais Brasil); Hip Hop (Escola de Dança Soul Kool Puppets); música popular Russa, entre outros. Estarão ainda presentes stands de oito instituições que promovem a defesa da igualdade de oportunidades para todos. Todas as pessoas que participarem na pintura da tela terão direito a um certificado de participação. Resta ainda dizer, que este projecto conta com o apoio Institucional da Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer e da Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto; da ACIDI – Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural e o INR – Instituto Nacional de Reabilitação.
 Participe neste projecto divulgando-o, para que a Avenida dos Aliados se transforme numa grande massa humana e a tela seja pequena para a vontade de todos!

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply