Dinamarca adopta igualdade de homens e mulheres para a sucessão ao trono

COPENHAGUE, Dinamarca (AFP) — A Dinamarca adotou neste domingo em referendo por ampla maioria uma lei que instaura a igualdade entre homens e mulheres para a sucessão ao trono, segundo resultados oficiais.

A emenda da Constituição foi adotada por 85,4% dos votos favoráveis e 14,6% contra.

Em virtude desta lei, o primeiro nascido da família real, seja menina ou menino, será o primeiro na ordem de sucessão, um privilégio que até agora era reservado aos homens.

Até agora, a Constituição estipulava que o trono, na morte do rei, correspondia a seu filho ou a sua filha, mas que um filho menor tinha prioridade frente a uma filha mais velha.

“É um sinal forte que mostra que queremos ser uma sociedade na qual os homens e as mulheres têm as mesmas oportunidades, tanto para as pessoas comuns como para os príncipes e princesas”, declarou o primeiro-ministro Lars Loekke Rasmussen neste domingo.

Este referendo foi organizado ao mesmo tempo em que as eleições para o Parlamento europeu, o que ajudou a aumentar o índice de participação para 58,7%, contra 47,9% em 2004.

Com esta emenda, o reino da Dinamarca se une às casas reais da Suécia, Noruega, Holanda e Bélgica, que já adotaram a igualdade entre os sexos.. Retirado daqui.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply