DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE!

A REDE participou neste evento como parceira IPDJ, este ano com o tema “JOVENS E PARTICIPAÇÃO CÍVICA”. As comemorações do Dia Internacional da Juventude desenrolaram-se ao longo do dia 12 de Agosto de 2015, no Estádio Nacional (Jamor), em Cruz Quebrada.
O desenvolvimento das atividades foi assegurado pela Isabel Soares e Dorota Choinska dando a conhecer a REDE, os seus propósitos e o trabalho que tem vindo a desenvolver, incidindo, especialmente, e porque a ocasião assim o pedia, sobre a Campanha do Conselho da Europa “No Hate Speech Movement”.
Foi um evento pleno de atividades enérgicas (desportivas, lúdicas, dançantes) e em que tivemos o privilégio de contar com a visita de cerca de 200 jovens interessad@s no que tínhamos para partilhar e nas atividades que tínhamos para propor, mesmo quando terminados os pins, os autocolantes, os preservativos, os kits pedagógicos (estes só atribuímos às/aos responsáveis pelos grupos de jovens). E no meio daquela amálgama de atividades espetaculares, não deixaram de passar pela tendinha da REDE e elaborado as suas mensagens contra o discurso de ódio, registando-as num balão já feito ou fazendo o seu próprio com os materiais que a REDE disponibilizava e eternizado o momento com uma foto, através da super-moldura: “Eu digo Não ao Discurso de Ódio”, dando a cara pelo “ódio não!” Enquanto o processo de criatividade se foi desenrolando, as ativistas da REDE foram questionando sobre o tema, introduzindo elementos da campanha em questão e apelando ao “spreading love!”, entre outras situações, que se compactaram e deram forma a “micro-ações” de sensibilização contra o “hate speech on line” e, claro, off line.
Embora com poucos recursos, a REDE conseguiu fazer chegar a muit@s jovens – e não só – esta campanha e obter um feedback muito positivo.