2º Relatório sobre a situação de Direitos Humanos em Portugal

image

Dia 16 de Janeiro, a REDE de Jovens para a Igualdade esteve presente numa reunião da Comissão Nacional para os Direitos Humanos, onde estiveram 33 participantes de cerca de 30 organizações da sociedade civil. A reunião teve como objetivo recolher comentários e recomendações ao Projeto de 2º Relatório sobre a situação de direitos humanos em Portugal, a ser enviado às Nações Unidas até ao final de Janeiro e que servirá de base para o Segundo Exame Periódico Universal do Conselho de Direitos Humanos a 30 de Abril de 2014.

A REDE, entre outras/os representantes da sociedade civil, ressalvaram a importância de incluir no relatório questões mais diretamente relacionadas com as/os jovens, como seja, o desemprego jovem, a educação sexual e a gravidez na adolescência. A saúde e os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres foi outro ponto alvo de recomendação. Apesar da menção à mutilação genital feminina, cremos que seria igualmente importante desenvolver outros aspetos, como por exemplo, o acesso a cuidados de saúde, planeamento familiar e saúde materna e infantil. Ainda, não nos podemos esquecer da situação de direitos humanos das minorias étnicas. Por conseguinte, a REDE apoia a recomendação para uma melhor explicitação no relatório da situação das mulheres e crianças ciganas em Portugal.

Por fim, a REDE de Jovens para a Igualdade considera que este deverá ser um relatório sobre a situação de facto dos Direitos Humanos em Portugal e não um mero elencar de atividades, que sendo sempre uma mais valia, não expressa a real situação do país. Que desenvolvimentos e retrocessos desde 2009, data da última revisão.

Para mais informações, visitem o site da Comissão Nacional para os Direitos Humanos.

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply