24 de Outubro – Dia Municipal para a Igualdade

Igualdade é Desenvolvimento

Dia 24 de Outubro foi o Dia Municipal para a Igualdade. Uma medida do IV Plano Nacional para a Igualdade com o objetivo de dar visibilidade através de iniciativas públicas ao tema da Igualdade em todos os concelhos do país. Neste dia, a REDE de Jovens para a Igualdade esteve presente no seminário “Igualdade é Desenvolvimento”, uma iniciativa da Associação Animar, Amnistia Internacional, ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, Caritas Portuguesa, Cases – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, APAV, Mutualidades Portuguesas, Associação Raízes e Fenacerci.

O evento decorreu no Centro Cultural de Carnide e contou com a presença de Fátima Duarte (Presidente da CIG), Paulo Quaresma (Presidente da Junta de Freguesia de Carnide) e Ana Paula Dias (Diretora Animar) a abrir o debate e, num momento informal de troca de boas práticas, com a participação de Susana Ramos (Diretora do Departamento de Ação Social da Câmara Municipal de Lisboa e Conselheira para a Igualdade), Paulo Quaresma (Junta de Freguesia de Carnide), Carla Amaro (Santander Totta), Jorge Oliveira (Espaço T), Joaquim Pequicho (Fenacerci) e Catarina Correia (REDE de Jovens para a Igualdade), com Fernanda Freitas a moderar o debate.

Segundo números avançados por Ana Paula Dias, em 2010 contabilizaram-se 118 ações de organizações da sociedade civil no sector público e privado, ao longo do Dia Municipal para a Igualdade. Em 2011 o número diminuiu para 22 ações e em 2012 para 12 ações. Tal facto deveu-se ao corte no financiamento a partir de 2011, o que desincentivou muitas organizações de aderirem à campanha nacional. Contudo, este ano o número de iniciativas subiu para 31, revelando que mesmo sem financiamento, ainda há empenho em lutar pela causa da Igualdade.

Este foi sem dúvida um seminário interessante, que colocou em contato organizações dos mais variados setores, potenciando o estabelecimento de novas parcerias. Agradecemos o convite à organização!

This entry was posted in . Bookmark the permalink.

Leave a Reply