“Express Yourself” – o fim do SVE

No passado dia 14 de Outubro acabou, oficialmente, o Serviço de Voluntariado Europeu “Express Yourself”, programa Juventude em Acção da U.E., realizado na Argentina, promovido pela REDE em colaboração com o Instituto Social y Político de la Mujer. As duas voluntarias, Joana e Elena, que estiveram em Buenos Aires de Julho 2008 a Julho 2009, falam-nos das suas experiências:

“Para mim foi um ano incrível. Aprendi muito desde vários pontos de vista: pessoal, cultural e a nível de trabalho. Esta experiência superou as minhas expectativas, e graças a ajuda e suporte da organização de envio (REDE) como da organização de acolhimento (ISPM – Instituto Social y Político de la Mujer) senti-me sempre seguida e acompanhada. O contacto com a comunidade local foi constante e acho que as actividades nas quais participámos tiveram um impacto sobre a mesma. Recomendo este programa multicultural a tod@s @s jovens….muito obrigada à REDE, ao ISPM, à Joana e à União Europeia!” – Elena Marcigot (Itália)

“Este ano que passei em Buenos Aires, Argentina, foi uma experiência de integração e intervenção noutra realidade, do outro lado do Atlântico, que me mudou a vida! Foi uma aventura que me ensinou muitíssimas coisas em aspectos pessoais, profissionais e interculturais. Estou muito agradecida a tod@s @s pessoas que fizeram parte desta aprendizagem, especialmente à Elena, @s companheir@s do Instituto Social y Político de la Mujer, da Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade entre Mulheres e Homens e ao programa da União Europeia, Serviço de Voluntariado Europeu, que me proporcionaram a oportunidade de conhecer, intervir e evoluir.” – Joana Ruival (Portugal)

Na sequência do que divulgámos aqui, deixamos um vídeo do que aconteceu para quem não pode estar presente: Iniciativa na Fábrica Braço de Prata: Lisboa/Argentina em directo.

Responder